terça-feira, 13 de maio de 2008

Mensagens Subliminares

Objetivo

"As pessoas querem ser enganadas, deixe-as serem enganadas".
(Cardeal Carlo Caraffe ao Papa Paulo IV.)

"Sim, eu uso o poder".
(Roberto Marinho)

Entendemos que o objetivo maior de quem se utiliza das mensagens é, de certa forma, manipular as mentes das pessoas.
As inserções de imagens, palavras, ícones ou idéias não podem ser percebidos pelo consumidor em um nível normal de consciência, portanto não lhe é dada a opção de aceitar ou rejeitar a mensagem, como acontece normalmente com a propaganda. Isto fere um princípio divino, chamado de livre arbítrio. Ou seja, Deus que é Deus, não obrigou o homem a seguir os seus caminhos, antes, propôs-lhe que optasse ou pelo bem ou pelo mal. Você pode consultar as leis de Moisés, que constituem ainda uma das bases do Direito até os dias de hoje. As sociedades modernas vivem enganadas com a pseudo-ilusão de que tem o controle de todas as coisas, e que todas as coisas podem ser controladas. Tudo isso em verdade são fantasias, reforçadas inconscientemente através de um bombardeio de mais de 100 mil fixações por dia, vinda de diversos tipos de mídias diferentes. São milhares de signos (verbais e não verbais) visuais e auditivos, cruzando o espaço, seja através de ondas curtas, ondas médias, telefonia, etc.

Como atuam as Mensagens Subliminares:


As mensagens subliminares atuam nos cinco órgãos dos sentidos, logo elas podem ser visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis. Evidentemente a mídia investe pesado nas mensagens visuais e auditivas, constituindo mais de 90% do total.
Muito embora isso seja uma evidência verificável e mensurável por todos aqueles que estudam e pesquisam o tema, muito tem se investido nos órgãos sensoriais ‘não convencionais’ .

A sintetização em laboratório, por exemplo de hormônios e feromônios para serem utilizados em campanhas publicitárias e/ou produtos de consumo já é realidade em muitas áreas.
Você seria capaz de imaginar por exemplo o que representaria a sintetização daquele aroma inconfundível e tão característico de carro zero, ou o feromônio produzido pelas mulheres quando estão nos chamados ‘dias férteis’?

Há pouco tempo lemos uma notícia que dizia que jovens japoneses estavam desembolsando muito dinheiro adquirindo pela Internet calcinhas já usadas (e sem lavar...) por jovens colegiais.
E o que dizer das mensagens não verbais que podem carregar um forte significado, às vezes mais poderoso que as palavras? Nas fechadas no trânsito, nos insultos do dia a dia ou nas discussões mais acaloradas já não faltam mais o famoso “digitus infamis”, também conhecido como o obsceno sinal ‘com o dedo do meio’.

Atuando nos cinco sentidos

Estudando a possibilidade de se encontrar um produto ou mídia que pudesse explorar ao mesmo tempo todos os sentidos, o professor Vicente encontrou há alguns anos, quando pesquisava sobre seitas e religiões, algo que realmente tenha chegado muito próximo de seu objeto de estudo.
Trata-se do movimento “Hare Krishna”. Logo na entrada do templo, verifica-se a representação gráfica de vários deuses, sempre vestidos de roupas muito coloridas. Seus adeptos vestem-se de roupas igualmente coloridas, cada cor representando uma posição hierárquica dentro da seita.

O indivíduo imediatamente é inundado por um mar de incensos e de ervas aromáticas. Em seguida, quase que instintivamente é levado a tocar nos desenhos e pinturas representativas dos seus deuses.
Ao som das cítaras ou outros instrumentos hindus, o visitante vai saborear o “prasadan”, que é a comida consagrada aos ‘deuses’ e que, certamente vai pegá-lo pelo estômago. Não é à toa que milhares de jovens e adolescentes se dispuseram a conhecer o templo e nunca mais voltaram.

As técnicas de persuasão encontradas nos cursos de Programação Neuro-Lingüistica, idiiomas, domínio próprio, auto-estima e tantos outros, estão igualmente usando e abusando das TIMS que remetem direto ao subconsciente dos participantes.

As mensagens subliminares afetam o cérebro?


O estudo conduzido pelo Dr Bahador Bahrami, do Instituto de Neurociência Cognitiva e do Departamento de Psicologias do University College (UCL) e publicado na revista Current Biology sugere que “propagandas que usam imagens subliminares provavelmente têm efeito”.

Bahrami utilizou as imagens obtidas com fMRI para demonstrar que uma imagem, embora não percebida conscientemente pelos voluntários da pesquisa, “causa um impacto no Córtex Visual Primário", uma região do Lobo Occipital, gerando uma atividade cerebral.


Através da fMRI é possível observar a atividade cerebral de imagens subliminares não percebidas conscientemente pelos voluntários da pesquisa. Desta forma comprova-se que o cérebro detecta as imagens, embora sejam invisíveis a esses voluntários.

Alguns exemplos:

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